Uma pergunta que nunca sai da mente de motoristas é se há diferença entre a janela aberta ou ar-condicionado ligado. Por mais que muitos tenham certeza da resposta, novo teste mostra que não é tão simples assim, como veremos.
Qual economiza mais: janela aberta ou ar-condicionado?
No Brasil, onde o preço dos combustíveis é uma preocupação constante, encontrar maneiras de economizar se torna uma prioridade.
Assim, uma das dúvidas mais frequentes é se é mais econômico dirigir com a janela aberta ou utilizar o ar-condicionado. A resposta? Depende de diversos fatores.
Primeiramente, é importante entender que a economia de combustível varia de acordo com a velocidade, o tipo de estrada e a potência do motor do seu veículo.
Além disso, a forma como o carro entra na sua rotina também influenciará na decisão. Afinal, uma coisa é usá-lo raramente, outra é quem dirige por horas a fio. Obviamente, o impacto no orçamento será completamente diferente.
Teste visa responder definitivamente a pergunta
- Testes da Chevrolet e Auto Esportes visam responder essa pergunta histórica. Para isso, separaram os carros em dois grupos e diferentes condições.
- Grupo 1 com ar-condicionado ligado e janelas fechadas.
- Grupo 2 com janelas abertas e ar-condicionado desligado.
- Assim foi possível avaliar o desempenho e gasto em cada condição específica. Cada grupo foi então submetido a uma pista urbana, de velocidade baixa, e uma de estrada, com velocidade alta.
O que nos disseram os resultados?
- Segundo o teste, a economia de combustível foi maior no Grupo 2 em trânsito urbano a cerca de 100 km/h. Esta economia foi de R$ 1,51.
- No entanto, em BRs com velocidade acima de 100 km/h, as janelas abertas aumentaram o consumo. Isto porque janelas abertas criam alta resistência ao ar em velocidades elevadas.
- Com os testes fica provado que o ar-condicionado não necessariamente aumenta consumo em velocidades mais altas. Ainda assim, manter as janelas abertas pode ser mais eficiente em velocidades muito baixas.
Cada situação pede um uso diferente
- Janelas abertas na cidade e ar-condicionado na estrada. Podemos dizer que esta é a resposta simples. Mas vale ressaltar que o ar-condicionado consome energia elétrica adicional e coloca carga extra no motor.
- Mesmo assim, a diferença no consumo é pequena em trechos urbanos, e a economia não é significativa em muitos casos. Mas, claro, para quem dirige por horas todo dia, ou trabalha com transporte, no final do mês a economia é gigante.
- Portanto, se o carro faz parte da sua rotina diária, repensar o uso pode ser uma boa folga para o bolso. Mas se você usa o carro apenas pontualmente, não há porque limitar o uso do ar.
Fonte: Garagem360